Carta dos alunos da UNIFESP aos moradores do Bairro dos Pimentas

No último dia 22, durante aassembleia de alunos da UNIFESP foi decidida a PARALISAÇÃO DOSALUNOS para reivindicar melhores condições de moradia, transporte,infraestrutura e representatividade dentro da instituição.
A Universidade Federal do Estadode São Paulo instalou seu campus de Humanas no Bairro dos Pimentasno ano de 2007, um imóvel foi cedido pela Prefeitura de formaprovisória para ainstalação do campus com a promessa – feita pela UNIFESP – daconstrução do prédio definitivo o quanto antes.
No ano de 2012, com os cursos deFilosofia, Letras, Ciências Sociais, História, Pedagogia e Históriada Arte, com um número maior de cursos que no início do campus eaumento no número alunos a cada ano, permanecemos no prédioprovisório, com algumas medidas paliativas, como a construção deum bloco anexo e ainda assim, por conta da falta de salas para aulase outras atividades, utilizamos salas da unidade do CEU Pimentas, aolado do campus, salas que deveriam ser usadas pela comunidade doPimentas. Repudiando totalmente esta utilização indevida do CEU, osestudantes da UNIFESP exigem da instituição OFIM DAS AULAS NO CEU E ACONSTRUÇÃODE UM PRÉDIO DEFINITIVO que forneça aestrutura necessária para a formação com qualidade, oferecendobiblioteca, laboratório de informática, restaurante universitáriode qualidade, com preço acessível e aberta a população.
Na atual estrutura da UNIFESP, aPrefeitura de Guarulhos faz o pagamento dos funcionáriosresponsáveis pela limpeza, segurança e manutenção do campus e aprópria prefeitura irá alugar o imóvel para a utilização dauniversidade. Nós, alunos, reivindicamos a AUTONOMIADA UNIFESP em relação à administraçãomunicipal.
Somente no campus de Guarulhos,temos mais de 2000 alunos vindos de diversas localidades, inclusivede outros estados, em busca de um ensino público e de qualidade,parte desses alunos, optam por morar nas proximidades dauniversidade, intensificando cada dia mais o aumento no valor dosaluguéis e do custo de vida em geral. Reivindicamos da reitoria ocomprometimento em oferecer MORADIA ESTUDANTILGRATUITA.
Temos muitos alunos que moram outrabalham na cidade de São Paulo/Grande São Paulo e que utilizam aslinhas de ônibus disponíveis, sobrecarregando ainda mais um sistemaque já se apresenta precário. Os alunos da UNIFESP exigem MELHORIASNO TRANSPORTE PÚBLICO com mais opções delinhas de ônibus intermunicipais vindas do metrô Itaquera e deoutras estações, que circulem regularmente beneficiando todapopulação da região.
Apesar dasdificuldades apresentadas, os alunos e professores realizamatividades em conjunto com os moradores, como cursinho pré-vestibularpara alunos da rede pública, atividades corporais (dança, capoeira,etc.) atividades junto aos alunos do CEU e convidamos a todos osmoradores do Bairro dos Pimentas que conheçam a nossa universidade eapoiem a luta dos estudantes da UNIFESP, pois queremos que ocorrammelhorias dentro da universidade mas o conhecimento tem que serconstruído fora dos muros.
AUNIFESP É DOS PIMENTAS! Visite, frequente, conheça!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s