Carta de apoio à greve – UFSCAR

APOIO À GREVE DOS ALUNOS DO CAMPUS DE GARULHOS DA UNIFESP

O DCE – Diretório Central dos Estudantes da UFSCar e o DA – Diretório Acadêmico da UFSCar campus Sorocaba vêm, por meio deste, expressar seu apoio à greve e à luta dos estudantes do campus de Garulhos da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Somos testemunhas do esforço feito pelos discentes no sentido de persistir na luta por melhores condições de ensino e na busca de alternativas para negociações, junto a Universidade, que atendessem às reivindicações dos mesmos. No entanto, a infraestrutura permanece mais que inadequada.
É evidente o completo descaso deste (des)governo com a Educação. Nesse momento, a greve dos alunos é um dos mais importantes instrumentos em defesa de suas reivindicações históricas e de uma educação pública, gratuita e de excelência. O DCE e o DA defendem que é impossível existir uma formação de qualidade sem uma infraestrutura que condiga com a tal. A própria UFSCar vem passando por problemas sérios, principalmente em seu campus Sorocaba, sendo constantes as manifestações junto a Reitoria pela melhoria das condições física e pela pressão ao Governo para a aprovação do PL 2134 – que permite a contratação de servidores públicos pelas IES (professores efetivos) -, além das constantes reivindicações por aumento de transparência dentro dos processos burocráticos da Universidade, a melhoria na comunicação com os discentes, o aumento da representatividade da classe discente dentro das instâncias deliberativas e a expansão do ensino público.
Colocamos-nos na linha de frente em apoio, solidariedade e defesa da greve e da luta dos alunos do campus de Garulhos da UNIFESP principalmente por sentirmos que passamos por problemas que possuem a mesma raiz. Também apelamos pela sensibilização dos alunos dos outros campus que passam por problemas semelhantes, assim como de outras entidades do movimento estudantil, por entendermos a importância da ampliação da identificação com um processo reivindicatório principalmente num período em que encontramos ataques tão sutis e destruidores à educação pública de qualidade.
Ainda, declaramos que consideramos a greve um mecanismo legítimo de luta e de pressão sobre os governantes, servindo de exemplo para todos aqueles que querem enfrentar a burocracia do Governo e convidamos todos os discentes a se informarem sobre processos como este – que vem acontecendo por todo o país -, ampliando o reconhecimento da massa discente como uma efetiva CLASSE e a difusão da discussão sobre as realidades que vivemos (que se intercruzam e são semelhantes entre si em muitos aspectos).

SÃO CARLOS, 02 DE ABRIL DE 2012

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES – UFSCar

DIRETÓRIO ACADÊMICO – UFSCar Sorocaba

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s