3 thoughts on “GREVE 2012

  1. O MOVIMENTO GREVISTA: O QUE ESTÁ EM JOGO?

    O turbilhão pelo que passa o MOVIMENTO ESTUDANTIL, DOCENTES e a UNIFESP reflete, guardadas as devidas proporções e ainda os motivos iniciais, a PRIMAVERA ÁRABE e numeros outros CONFLITOS que a HUMANIDADE passa neste momento histórico e de TRANSFORMAÇÕES.

    Primeiro, tem uma questão de FUNDO que os PARTIDOS E CORRENTES POLÍTICAS vão ter de encarar: CADA SUJEITO HUMANO QUE VAI A LUTA QUER SER O SUJEITO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E AINDA, NOS PROCESSOS COLETIVOS, NÃO ACEITA MAIS “DELEGAR” ALGUMAS DECISÕES QUE ENTENDE COMO DETERMINANTES.

    Em segundo, a BUROCRACIA UNIVERSITÁRIA embora no conjunto tem alguns avanços, parte significativa e que DETEM O PODER, se utilizam de DISCURSOS FALACIOSOS e PRÁTICAS PRÓXIMAS DA ESCOLÁSTICA.

    Em terceiro, EXISTE UMA DISPUTA ENTRE O PT (UNIFESP) E O PSDB (USP) pela hegemomia do ENSINO PÚBLICO E SUAS DIRETRIZES, AMBOS ERRAM!

    Em quarto: especificamente na Unifesp Campus Guarulhos, novamente, reservadas as devidas proporções, não é diferente. Esta em jogo: QUE UNIVERSIDADE TEMOS? QUE UNIVERSIDADE QUEREMOS e, depois de passar pela experiência direta – desde 2010 – entre o MOVIMENTO ESTUDANTIL e os DOCENTES, os fatos (e contra fatos não existe argumentos que não sejm carregados de interesses, que digam o contrário) publicamente ou não vivenciados apontam uma outra NECESSIDADE: QUE TIPO DE MEDIADORES QUEREMOS PARA CONDUZIR NOSSAS UNIVERSIDADES e, não menos IMPORTANTE: QUE APRENDIZADO QUEREMOS, PARA CONTEMPLAR E REPRODUZIR OS ERROS DA HUMANIDADE ou APRENDIZADO VOLTADOS ÀS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO PROJETO DE “HUMANIZAR A HUMANIDADE”?

    Em quinto: outro assunto que esta na base são as intensas disputas e não vamos ser hipócritas, disputas existem no MUNDO ANIMAL RACIONAL E IRRACIONAL. Portanto, temos de encarar de frente e dissecar todos os tipos de DISPUTAS, a exemplo: POR POSIÇÕES DECORRENTES DE UMA EXTENSA AVALIAÇÃO DE CONJUNTURA, erradas ou não, mas SINCERAS E COM OBJETIVOS CLAROS; DISPUTAS DENTRO DA LÓGICA DO SENSO COMUM e disputas OPORTUNISTAS. Estas tem de ser DESMASCARADAS e o PROCESSO vai indicando os momentos.

    Em sexto: as propostas acima com certeza poderão ser CONDICIONANTES para que as ações da DIREITA RADICAL; CENTRO ou da ESQUERDA RADICAL sejam debatidas e CLAREADAS PELOS SUJEITOS QUE COMPÕE O COLETIVO E NÃO ABREM MÃO DE CONDUZIR TODO E QUALQUER PROCESSO, resgantando uma discussão que a esquerda vai ter de enfrentar, seja qual for o nome, mas que tem um conceito a ser discutido, debatido e resolvido: “DEMOCRACIA OPERÁRIA”, falsamente chamada de “assembleísmo”.

    Qualquer AÇÃO DIRETA QUE NÃO SEJA AMPLAMENTE DEBATIDA NA ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DA UNIFESP PIMENTAS será de responsabilidade de quem ou do GRUPO QUE FEZ A PROPOSTA.

    Os ESTUDANTES QUE ESTÃO SUSTENTANDO A GREVE, tendo como exemplo a assembléia ocorrida no dia 25/04/2012 – QUE MESMO COM TODOS OS “ATAQUES PESSOAIS INTENSOS OU AINDA DE INTIMIDAÇÃO COM DISCURSOS FALACIOSOS “NUNCA ANTES VISTOS NESTA UNIVERSIDADE, foram “D E R R O T A D O S”!

    Sem entrar em previsões burocráticas e inúteis de sujeitos PRÁTICO-UTILITÁRIOS, oportunistas ou VELADAMENTE AGINDO CONTRA A GREVE em torno de ( Repetindo: “E M T O R N O”, fui claro? ) 80% VOTARAM PELO SIM À CONTINUIDADE DA GREVE; 10% CONTRÁRIOS E OUTROS 10% SE ABSTIVERAM.

    Os mais de 30 dias de GREVE, trazem algumas dicas e só não enxega que não quer, que digam o contrário: i) QUEM DECIDE OS PRINCIPAIS RUMOS DO MOVIMENTO GREVISTA SÃO OS ESTUDANTES REUNIDOS EM ASSEMBLÉIA GERAL SEMANAL, sempre após amplo debate político; ii) OPORTUNISTAS NÃO TEM VEZ, SEJAM DE QUE LADO FOR estão aos poucos sendo desmascarados ao VIVO E A CORES; iii) MANOBRAS: desvio pequeno-burguês em EXTINÇÃO; iv) OS ESTUDANTES NÃO PRECISAM DE “HERÓIS”, QUEREM RESULTADOS CONCRETOS E POR ISTO ESTÃO NA LUTA; v) Apesar de MUITOS COMPARECEREM SOMENTE NAS GRANDES MOBILIZAÇÕES, tendo a assembléia como exemplo, é impressionate: NÃO VACILAM, MANTENDO A LUTA.

    Tem muito mais itens que podem e devem ser acrescidos, fortalenco a análise coletiva da conjuntura do movimento e, a INTERNET é um importante fórum de discussão. Basta ter vontade;não se preocupar em se expôr e ainda: arrumar um tempinho. Não podemos negar de forma oportunista este instrumento produzido pela ciência humana.

    Nesta IMPORTANTE FASE DO MOVIMENTO GREVISTA NA UNIFESP PIMENTAS, merece uma outra REFLEXÇAO: COMO TRATAR A QUESTÃO DA AUSÊNCIA DE MUITOS ESTUDANTES NO DIA A DIA DA GREVE?

    Qualquer LUTA se faz no dia a dia. Os favoráveis à GREVE precisam contribuir nas COMISSÕES.

    Portanto, aqueles que tem CONDIÇÕES OBJETIVAS DE COMPARECEREM DEVEM ASSUMIR ESTA LUTA DE PERTO, CASO CONTRÁRIO, PODEMOS SER DERROTADOS POR por ERROS DE ANÁLISE NAS PROPOSTAS COTIDIANAS e necessárias à condução do movimento e em algum momento uma ASSEMBLÉIA, embora mais difícil, ERRAR NA VOTAÇÃO DE ALGUMA PROPOSTA QUE POSSA CONDUZIR O MOVIMENTO A ERROS QUE COMPROMETAM A LUTA CONTRA ESTA BUROCRACIA que, pelas açoes desperadas de sues asseclas, estão DESESPERADA!

    ESPERAM POR UM ÚNICO ERRO DO MOVIMENTO PARA PASSAR O TRATOR POR CIMA, AFINAL, JUNTAR INTERESSES DOS DOIS MAIORES PARTIDOS DO BRASIL NA ATUALIDADE e a CRISE EXISTENCIAL DA DIREÇÃO DA UNIFESP (Ser PSDB ou PT E COMO ENFRENTAR O MOVIMENTO GREVISTA SEM SER DESMASCARADOS ) é CONCRETA!

    Quem VIVER verá!

    Filosofia da Práxis

  2. BOLETIM INFORMATIVO INDEPENDENTE

    A vitoriosa GREVE UNIFESP 2012 e, a OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA pelos ESTUDANTES que estão na LINHA DE FRENTE do movimento grevista, cumprindo DETERMINAÇÕES DELIBERADAS NAS ASSEMBLÉIAS GERAIS deverá ser amplamente debatida na próxima ASSEMBLÉIA GERAL do dia 10/05/2012, inclusive informes do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

    Neste sentido, vamos nos ater aos FATOS e os seus DESDOBRAMENTOS, única forma de evitar julgamentos baseados no SENSO COMUM, típico nestes momentos onde ninguém OUVE ninguém e o MOVIMENTO PENDULAR DAS DECISÕES está mais para o EMOCIONAL do que para o RACIONAL.

    CONFRONTO ARMADO PELO DIRETOR ACADÊMICO E PARTE DA CONGREGAÇÃO: PROVOCAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

    Parte dos docentes que compõe a MAIORIA DA CONGREGAÇÃO, principal instancia RESPONSÁVEL pela aprovação das diretrizes da DIRETORIA ACADÊMICA que culminaram na PRECARIZAÇÃO DO CAMPUS PIMENTAS – pelas contradições, sabiam que não tinham REPRESENTATIVIDADE para negociar com o MOVIMENTO ESTUDANTIL.

    HORA DA VERDADE, QUE DIGAM O CONTRÁRIO!

    Portanto, é CONDICIONANTE DESMISTIFICAR mais este ATAQUE DO DIRETOR ACADÊMICO e parte da CONGREGAÇÃO, visando DOBRAR OS ESTUDANTES!

    Primeiro, a LEGÍTIMA OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA, decidida por MAIORIA em PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE está sendo UTILIZADA DE FORMA EVIDENTE como FERRAMENTA PARA DESMOBILIZAR OS ESTUDANTES.

    Segundo, cumpre resgatar a posição que sempre DEFENDEMOS nas ASSEMBLÉIAS que a principal instancias de PODER, emanada dos ESTUDANTES é a ASSEMBLÉIA GERAL e seu órgão executivo o COMANDO DE GREVE!

    O COMANDO DE GREVE é composto por COMISSÕES. Estas COMISSÕES são abertas a QUALQUER ESTUDANTE. Durante um período da GREVE, aprovou-se em PLENÁRIA DO CG a proposta de DELEGADOS e, sabemos, surgiram vários conflitos internos, decorrentes da atuação de alguns destes delegados.

    Diante dos erros desta “instância de delegados”, defendemos em assembléia passada sua EXTINÇÃO, uma vez que no dia a dia demonstrou CLARAMENTE ser uma TERCEIRA INSTÂNCIA DE PODER e que trazia mais problemas do que soluções, dividindo o movimento. A assembléia compreendeu e deliberou contra a existência de DELEGADOS, mantendo apenas as COMISSÕES que compõe o COMANDO DE GREVE.

    O movimento estava cada VEZ MAIS FORTE. Sentindo a derrota bem próxima, a DIRETÔRIA ACADÊMICA e PARTE DA CONGREGAÇÃO, votaram a abertura de SINDICÂNCIA INTERNA e tinham um propósito: ATINGIR OS ESTUDANTES QUE ESTAVAM NA LINHA DE FRENTE DO MOVIMENTO GREVISTA.

    Era fácil deduzir o que poderia ocorrer: a RADICALIZAÇÃO DOS QUE SERIAM ATINGIDOS POR ESTA MEDIDA INSANA E MAQUIAVÉLICA. Desta forma, estavam colocando GASOLINA NA FOGUEIRA, uma vez que o AMBIENTE ESTAVA TENSO, ou seja, PROPENSO a decisões DIVERSAS, inclusive a OCUPAÇÃO DA DIRETORIA.

    Esta atitude IRRESPONSÁVEL será motivo de muita discussão na academia, uma vez que à REVELIA DO PRÓ-REITOR LEDUÍNO, LOGO APÓS e na presença diversos ESTUDANTES DA COMISSÃO DE DIÁLOGO (mais de 30): TER GARANTINDO NÃO PUNIR ESTUDANTES ATIVISTAS DA GREVE UNIFESP PIMENTAS 2012.

    Vejam: estes fatos estavam sendo decididos no mesmo dia, quase no mesmo horário e em SALAS dentro da UNIFESP PIMENTAS!!!

    Qual era o “PULO DO GATO” desta armadilha TRAIÇOEIRA DA DIRETORIA E PARTE DA CONGREGAÇÃO, CONTRA O MOVIMENTO ESTUDANTIL E AINDA O PRÓPRIO REPRESENTANTE DA REITORIA?

    Simples, vamos lá: esta abertura de SINDICÂNCIA com o propósito de utilizar os FACTÓIDES CRIADOS POR ELES MESMOS visava levantar os NOMES E MATRÍCULAS de todos que estavam à FRENTE das COMISSÕES que compõe o COMANDO DE GREVE!

    Sabemos que uma SINDICÂNCIA NÃO TEM O MENOR EFEITO JURÍDICO SOBRE UMA ASSEMBLÉIA, responsável pelos rumos da GREVE, mas é EFICIENTE nas MANOBRAS INTERNAS desta burocracia para atingir PESSOALMENTE os principais ativistas do MOVIMENTO e outros que DESMASCARAM A FARSA UNIFESPIANA (ver artigos no blog da greve).

    OCUPAÇÃO

    Desde 2010 VOTAMOS CONTRA A PROPOSTA DE OCUPAÇÃO, até pela CORRELAÇÃO DE FORÇAS. No entanto, diante dos relatos acima, vem a PERGUNTA: quem delibera esta questão, uma ASSEMBLÉIA DE ESTUDANTES, a PLENÁRIA ABERTA DO COMANDO DE GREVE ou os ESTUDANTES AMEAÇADOS PELA SINDICÂNCIA?

    Uma SINDICÂNCIA NÃO ATINGE A ASSEMBLÉIA (esta instância não tem nem um responsável, seja PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA), assim como a PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE. Explicado isto, fica fácil deduzir que somente os PRINCIPAIS ATIVISTAS COM NOME E MATRÍCULA, seriam os principais SUJEITOS a serem, punidos, portanto, ÚNICOS prejudicados na ACADEMIA.

    Portanto, esta medida radical decorrente desta manobra, INIBE MANIFESTAÇÕES CONTRÁRIAS, tanto que praticamente nenhum ESTUDANTE toca nesta MEDIDA DITATORIAL e PROVOCATIVA DO DIRETOR E PARTE DA CONGREGAÇÃO, por medo de prejudicar sua CARREIRA ACADÊMICA! E somos obrigados a entender esta atitude dos estudantes, principalmente pela forma ARTITRÁRIA E DITATORIAL que o Diretor e parte da CONGREGAÇÃO agem na Unifesp Pimentas!

    RUMOS DA GREVE 2012

    Quanto aos RUMOS DA VITORIOSA GREVE DE 2012, o fórum é a ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES e não deve ser PAUTADA POR QUALQUER DOCENTE, a exemplo do ocorrido na SEMANA PASSADA.

    Voltando à OCUPAÇÃO: apesar dos RISCOS dos ESTUDANTES QUE FORAM PARA A OCUPAÇAO, é uma GRITANTE FALÁCIA QUE A OCUPAÇÃO SAIU DERROTADA, TANTO DA DIREITA REACIONÁRIA QUANTO DE OUTROS SETORES ISOLADOS DO MOVIMENTO!

    Estes setores não aceitam que o CENTRO DAS DECISÕES QUE APROVOU E MANTÉM A GREVE É A ASSEMBLÉA GERAL DOS ESTUDANTES e que resgata um conceito importante; DEMOCRACIA OPERÁRIA, que alguns entendem como ASSEMBLEÍSMO!

    Portanto, classificamos como um DESVIO PEQUENO-BURGUES chamar os estudantes que tem sua opção partidária no PSTU, PSOL e PCB e os INDEPENDENTES que também participaram da ocupação de traidores e golpistas.

    Isto sim alimenta as falácias reacionárias dos reais inimigos, inclusive esta GALERA PRÁTICO-UTILITÁRIA representada pelo “APLHACINHA ESCROTINHO” dentro de uma UNIVERSIDADE DE HUMANAS profere discursos PRECONCEITUOSOS, a exemplo da gozação aos estudantes de BOTUCATU.

    Além de preconceito explicito fomos “blindados” com outra pérola deste pseudo-estudante, representante de muitos “ALPHACETES” envolvidos pela “hermenêutica do afeto”, inclusive MULHERES: respondeu a uma ESTUDANTE, com argumento coercitivo comumente praticado contra a mulher por LACAIOS machistas da mesma estirpe do tal “Alphacinha Escroto” (leiam o blog da greve).

    Agora, o PIOR: quem está bancando estes PRÁTICO-UTILITÁRIOS DOIDIVANAS REACIONÁRIOS (os “Alphacinhas escrotinhos”)?

    SIMPLES: os mesmos ESCOLÁSTICOS QUE TENTAM PAUTAR OS ESTUDANTES CONTRA A GREVE, COMO SE FOSSE FÁCIL “ESCONDER O SOL COM A PENEIRA”, após este estado de coisas, tendo a PRECARIZAÇÃO DO CAMPUS PIMENTAS GUARULHOS como PONTA DE LANÇA.

    A outra FACE REVELADA NESTA HISTÓRICA LUTA DA UNIFESP PIMENTAS e que não ocorre somente na UNIFESP: o ACADEMICISMO-POSITIVISTA e pequeno-burguês que são responsáveis na formação destes SUJEITOS PRÁTICO-UTILITÁRIOS: os porco-chauvinistas “ALPHACINHAS ESCROTINHOS”.

    Esta farsa registrada nesta GREVE 2012 vai ficar para a história da ACADEMIA!

    A BANDEIRA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    O Ministério da Educação, através de contado a partir do Governo de Guarulhos, se propôs a nomear uma COMISSÃO TÉCNICA para acompanhar os ESTUDANTES NAS NEGOCIAÇÕES. Agora, não se SURPREENDEM SE VÁRIOS PORTUNISTAS começarem a DISPUTAR ESTA BANDEIRA!

    Desta forma, cumpre REGISTRAR: os responsáveis para que o MINISTRO MERCADANTE SE INTEIRASSE DA HISTÓRIA A PARTIR DOS ESTUDANTES, TEM NOME: GREVE GERAL DE 2012 E A VITORIOSA OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA, que deu mídia e repercussão NACIONAL e um INTERLOCUTOR.

    TODOS À ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES

    1. FORTALECER A ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 10/05/2012
    2. FORTALECER AS TAREFAS ORGANIZATIVAS DA AGENDA
    3. VAMOS ORGANIZAR PARA A QUINTA-FEIRA:

    A) DANÇA DA QUADRILHA E MODA CAÍPIRA
    B) CALDÃO DA GREVE – GALINHA CAIPIRA
    C) ATO CONTRA O PRECONCEITO E O MACHISMO

    A LUTA CONTINUA, PRECISAMOS CONSOLIDAR NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES.
    ASSEMBLÉIA GERAL – 10 DE MAIO DE 2012 – 19H00MIN.

    filosofiadapraxisunifesp disse:
    1 de maio de 2012 às 12:55 pm
    GREVE UNIFESP 2012
    * Por uma EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA, UNIVERSAL, DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE
    * Por uma UNIVERSIDADE sem MUROS
    * Contra: CRIMINALIZAÇÃO de 100 ESTUDANTES
    * Contra: PRECARIZAÇÃO e TRANSFERÊNCIA DO CAMPUS PIMENTAS PARA SÃO PAULO
    * Contra: BUROCRACIA ESCOLÁSTICA ASSISTENCIALISTA
    GREVE E OCUPAÇÃO UNIFESP PIMENTAS – MAIO DE 2012

  3. filosofiadapraxisunifesp disse:

    13 de maio de 2012 às 2:41 am

    CARTA AOS DOCENTES QUE PARALISARAM POR 7 DIAS!

    Prezados Docentes,

    Não pretendo aqui absolutizar, volto mais tarde, mas parte de vocês são responsáveis direta ou indiretamente pela formação PRÁTICO-UTILITÁRIA destes jovens.

    Vejam neste blog e no da Anti-Greve – além claro, do Facebook – a BELA e RICA PRODUÇÃO decorrente desta CRISE. São dezenas de pupilos doidivanas, certamente anciosos por uma CARREIRA ACADÊMICA, seja como professores ou doutores!

    Podem ter certeza: estas importantes revelações tem tudo para abrir uma contudente pesquisa – em todos os NÍVEIS e tenho uma proposta de título para o trabalho a ser desencolvido:

    “As veias abertas da UNIFESP Campus Guarulhos”

    Como deixar debaixo do tapete – assim com a burocracia que contribuiu para a precarização e consequente má qualidade do ensino e condições de trabalhos NESTE CAMPUS – esta INCIDIOSA E CORRENTE demonstração de preconceitos, maschismo, reacionárismo explicito, VISÕES MORALISTAS e uma infinidade de aberrações?

    Na volta às aulas pretendo conversar com alguns Docentes e, caso consiga apoio, mergulhar FUNDO NESTA PESQUISA, como trabalho de iniciação científica. Espero não MORRER ANTES – idéias, palavras e desejos profundamente preconceituosos – entre outros – não faltam, pelo contrário: TRANSBORDAM!

    CAMARADAS IDOSOS E QUE QUEBRARAM BARREIRAS INGRESSANDO NESTA UNIVERSIDADE: além do PRECONCEITOS DE MUITOS ESTUDANTES, inclusive DOCENTES – estes são os competitivos JOVENS PRÁTICO-UTILITÁRIOS que NOSSA VACILANTE geração é parte responsável!

    Em tempo: isto porque é uma universidade de humanas que, teoricamente, não tem como formar carreiras que garantam empregos “competitivos” e com possibilidades de grande acúmulo de capital, salvo raras exceções a exemplo do Pelé e Xuxa!

    Voltando na minha “provável” carreira acadêmica. Apenas para reforçar, material de pesquisa não vai faltar. Além de outros movimentos estudantis, talvez a experiência existente na UNIFESP Campus Guarulhos seja o suficiente. Diversidade de origem também não vai faltar, vejam as pesquisas da APRAE, temos várias regiões, condiçõessócio-econômicas, religiosas , culturais, etc.

    Desta forma, vou desistir da minha proposta inicial (salvo se alguém, comprovadamente realizou este tipo de trabalho, afinal tem muita história de apropriação no meio acadêmico) parte da motivação e do sonho de fazer Filosofia: mergulhar fundo naquilo que considero uma importante obra produzida na humanidade: Materialismo e Empiriocriticismo!

    Até a VITÓRIA!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s